quarta-feira, 14 de abril de 2010
A ORIGEM DO BUQUÊ DA NOIVA
A tradição do buquê de noiva está ligada a simbologia da vida, já que as flores são os órgãos reprodutores das plantas, portanto está ligada a fertilidade. Acredita-se que o buquê teria surgido na Grécia como uma espécie de amuleto contra o mau-olhado e, o buquê era feito com uma mistura de alho, ervas e grãos. Esperava-se que o alho afastasse maus espíritos e as ervas ou grãos garantiam uma união frutífera.
Na Idade Média era comum a noiva fazer o trajeto a pé para a igreja e no caminho recebia flores ou ervas e temperos para trazer felicidade e boa sorte. Ao fim do trajeto ela tinha já formado um buquê e cada um destes presentes tinha um significado referente, assim os antigos romanos costumavam atirar flores no trajeto da noiva, pois acreditavam que as pétalas fariam a noiva ter sorte e dar carinho ao marido.Com a função de complementar o visual da noiva e o romantismo dos casamentos, o buquê de noiva é o acessório que pode ser feito com flores naturais ou artificiais, a escolha vai de acordo com as condições financeiras dos noivos. A cor e o formato dos buquês variam de acordo com a hora do dia e o ambiente em que o casamento será realizado. Pela manhã, por exemplo, ficam mais bonitos buquês pequenos ou médio, já pela noite, os maiores são os mais indicados. O que muitas noivas não sabem é que o formato do buquê altera o seu visual, assim, mulheres cheinhas devem optar pelo estilo em cascata médio, pois os grandes podem acabar ocultando detalhes do vestido. Já para as mais magrinhas, os buquês redondos ou em cascata longo caem muito bem.
O buquê de noiva tipo redondo tem menos partes verdes(folhas e caules) e mais flores, é mais apropriado para noivas de baixa estatura.
O buquê de noiva tipo cascata tem flores no topo com algumas flores e folhagens se "esparramando" dando um visual natural. Fica bem em noivas com estatura mais alta ou se a noiva for um pouco gordinha.
Já o buquê de noiva tipo braçada passa um ar mais casual, feito com um punhado de flores amarrados por um laço, com os caules à mostra. Combina bem com casamentos feitos ao ar livre, para noivas altas ou para noivas que estão um pouco acima do peso.
O horário do casamento também pode influenciar na escolha do buquê, por exemplo, para casamentos feitos durante o dia a melhor opção são os buquês menores e com mistura de cores, enquanto casamentos feitos à noite, geralmente pedem buquês mais conservadores com flores mais clássicas.
Outros detalhes são de igual importância. A forma correta de segurar o buquê é segurá-lo junto ao quadril, deixando a mão firme e disfarçando o nervosismo. Se possível, escolha o buquê de flores com 1 ou 2 meses de antecedência a data do casório e leve consigo um desenho do vestido para ajudar na escolha. E nunca esqueça, o buquê de casamento não é um simples acessório, é um elemento tradicional que dá mais charme e elegância a noiva, por isso, escolha um que seja proporcional ao seu estilo (romântica, clássica ou moderna) e o seu tipo físico.
· Cactus: perseverança
· Copo de leite: reconciliação
· Tulipa: declaração de amor
· Coroa imperial: majestade, poder
· Margarida: inocência, virgindade
· Camélia: beleza perfeita
· Cravo amarelo: desprezo
· Lírio: pureza
· Miosótis: fidelidade
· Flores do campo: juventude
· Celósia: fertilidade
· Cravos variados: rejeição
· Crisântemo: paixão
· Rosas: amor em suas várias formas
· Dália: crescimento
· Hortência: frieza, indiferença
· Dedaleira: falsidade
· Gerânio escuro: tristeza
· Dente-de-leão: oráculo
· Gérbera: vida, energia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário